domingo, 15 de janeiro de 2023

Nostalgia: Site e Jogos Antigos da Barbie

  

    Olá, como estão? Faz um tempo que estive sentindo necessidade de trazer esse post, principalmente em função da relevância do tema pra mim e pra outras pessoas, pois percebo mobilizações nas mais diversas redes sociais. Mesmo para quem não faz parte do fandom da Barbie, tenho certeza que já deve ter tido contato com os jogos antigos do site Barbie.com quando criança, então isso é certamente muito nostálgico.

    No ano de 2014, aproximadamente, o site Barbie.com mudou completamente, tanto o layout quanto o conteúdo. Muitos vídeos, jogos e até mesmo os sites dos filmes antigos foram excluídos. Incluindo o My Scene e o I Can Be e é claro que isso decepcionou muito os fãs. Havia jogos de todos os filmes clássicos da Barbie, como Castelo de Diamante, Butterfly, Vida de Sereia, Moda e Magia... E com a mudança no site, os fãs tiveram que buscar os jogos em outras plataformas. 

  
 
 

    Não deixem essas imagens morrerem, jamais. Esse foi o primeiro layout do site que tive contato. De acordo com os filmes divulgados, acredito que as imagens tenham sido capturadas em meados de 2007 à 2009. O site era subdividido em vários "cômodos" da casa. O cômodo presente na primeira imagem era o principal, nele, era possível personalizar o cenário inicial, dava pra mudar a cor da parede, o chão, aquela parte no fundo e as roupas da Barbie. A segunda e terceira imagens representam os cômodos "Jardim" e "Sala de Jogos". Haviam também o "Quarto", "Closet" e "Estúdio de TV". Os jogos ficavam divididos nestes cômodos, de acordo com a temática. Os filmes, por exemplo, costumavam se localizar no "Jardim", os jogos da linha de bonecas Fashionistas ficavam no "Closet", e assim por diante. O "Estúdio de TV" costumava reunir videoclipes e trailers dos filmes. 

 

    Essa é uma segunda versão do site que eu conheci e gostei. Tudo ainda estava normal, os sites dos filmes, jogos e vídeos. Só mudou essa parte da frente e não era mais possível mudar o cenário e a boneca como da primeira vez. Essa imagem deve ter sido capturada em meados de 2012, pouco tempo antes do site ser mudado por completo. Hoje o site está voltado apenas para a divulgação e venda das bonecas Barbie. 

 

    O acesso ao site antigo não existe mais. Há alguns vídeos no Youtube que apresentam a website antiga completa, com áudio, inclusive - eu não sei como a galera tem habilidade pra isso, mas Deus abençoe, viu - Observei muitos comentários de pessoas gratas por alguém ter postado essa relíquia no Youtube. A boa notícia, é que é possível acessar os jogos por meio de outros sites, por isso, fiz uma busca imensa pelas plataformas que os disponibilizam. 

Informações Importantes:

    Existem inúmeros projetos colaborativos que trabalham com a preservação de jogos antigos: browsers e softwares criados para baixar ou executá-los. A difícil acessibilidade aos jogos ocorre em função da desativação do Flash Player que não é mais suportado pela maioria dos navegadores a partir de dezembro de 2020. Eu avaliei e escolhi cuidadosamente qual opção seria a mais viável para acessar os jogos e acabei escolhendo o Numuki. É um site que usa um emulador de Flash Player que permite que seus usuários o executem sem tê-lo instalado. O Numuki, em particular, carregou muitos jogos da Barbie e é possível acessá-los tranquilamente. Alguns dos jogos podem ser acessados no próprio site, mas para acessar outros, no entanto, é necessário baixar um browser. Eu o testei e ele funciona! Então podem ficar tranquilos, é só baixar o browser clicando aqui. Ele aparecerá na área de trabalho como um navegador próprio que dá acesso somente a plataforma de jogos. Abaixo, deixei disponíveis os links para jogá-los. É só acessar e baixar o browser. Eu fiquei tão feliz por ter descoberto isso tudo. Viva a nostalgia! Se quiser acessar os jogos de outra maneira, você pode descobrir como fazê-lo por meio desse link

 BARBIE FASHIONISTAS: PHOTO SHOOT GAME ✨ CLIQUE AQUI ✨

BARBIE: SNIP 'N STYLE SALON ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE: FASHIONS FROM AROUND THE WORLD ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE AND THE DIAMOND CASTLE: ROCKS ✨ CLIQUE AQUI 

 BARBIE IN A MERMAID TALE: GLAM SPLASH ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE IN A MERMAID TALE: STAR SURFER GIRL ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE MYSCENE: ROOM MAKEOVER ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE MYSCENE: SHOPPING SPREE ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE I CAN BE: LITTLE CRITTER CLINIC ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE I CAN BE: FAN-TASTIC CONCERT ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE I CAN BE: GOOD MORNING BARBIE ✨ CLIQUE AQUI ✨

BARBIE I CAN BE: CAKERY BAKERY ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE I CAN BE: PRESTO PIZZA ✨ CLIQUE AQUI ✨

BARBIE I CAN BE: RACE CAR CUTIE ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE I CAN BE: POM-POM SQUAD ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE: PRINCESS CHARM SCHOOL: BECOME A PRINCESS ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE A FAIRY SECRET: A FAIRY SECRET ADVENTURE ✨ CLIQUE AQUI 

BARBIE A FASHION FAIRYTALE: GLITTERIZED FASHIONS ✨ CLIQUE AQUI 

20 comentários:

  1. Oiii! Engraçado que fiz uma postagem recentemente sobre joguinhos de computador e citei a Barbie também! Os joguinhos dela são icônicos né? Eu AMAVA esses da "I Can Be" de profissões! Bons tempos aaa.

    Eu também descobri esses Browser Numuki, achei muito bom e nostálgico ~~emoji fofinho aqui~~.

    Postagem incrível, fico muito feliz em ver vc de volta no blog!
    Beijinhos ~~ Baby Blue Love

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os jogos I Can Be eram uns dos melhores do Barbie.com, não é a toa que citei diversos deles.
      Ahh, esse browser me salvou. Era provavelmente o jeito mais fácil de acessar os jogos.
      Obrigada <3

      Excluir
  2. Oii, nossa, obrigada por tamanha dose de nostalgia! Eu perdia horaaas e horas jogando esses jogos no computador, era muito bom. Adorava que eles empenhavam tanto em manter o site vivo, com conteúdo criativo e era uma ótima maneira de divulgar os filmes e bonecas novas. Eu me lembro que tinha um joguinho da Barbie Fashion Fever que você escolhia maquiagem, cabelo, roupa e depois eles te davam uma revistinha para imprimir (eu tinha várias que minha mãe imprimia pra mim). Outro jogo que eu adorava era esse de surf da Barbie em Vida de Sereia, no final eles te davam um "certificado". Muito bom, bons tempos! Adorei relembrar esses joguinhos *3*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse pessoal salva a gente. Aparentemente todo mundo percebe a necessidade de manter esse conteúdo acessível e preservado - menos a Mattel né :(
      Lembro desse jogo do Fashion Fever também! Obrigada pelo comentário <3

      Excluir
  3. Que fofoo... Rosinha :D

    https://bloguinhodateka2022.blogspot.com/2022/11/nada-mais-importa.html

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus! Esse post é de utilidade pública! Haha. Em 2005, quando eu tinha uns 12 anos, minha vizinha e melhor amiga ia no trabalho do pai dela, acessava o site da Barbie e imprimia algumas coisas pra gente brincar juntas depois. O nome da minha cachorrinha era Tiffy por que uma vez minha amiga imprimiu pra nós alguns cachorrinhos da Barbie e um deles se chama a assim, haha. Depois de alguns anos consegui meu próprio computador e ia jogar esses joguinhos no site da Barbie. Muita nostalgia! Uma pena que já não seja como antes, às crianças de hoje estão perdendo muito, ainda bem que vc conseguiu formas de acessar esses jogos.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, muita gente anda buscando esses jogos kkkkk
      Simm a maioria dos deles permitia que a gente conseguisse imprimir e era outro detalhe nostálgico. Eu lembro que quando ganhei o computador, tudo que eu futricar no Barbie.com <3

      Excluir
  5. Quando eu era criança não me lembro se já existia esse site da Barbie de jogos, até porque demorei um pouquinho para ter computador também, mas quando tive eu lembro que eu jogava sim em vários sites de jogos on-line ou tinha cds também de jogos na época né? lá pelos anos 2004/2005 rs, mas algo que sempre gostei muito foram os filmes da Barbie, até hoje rsrsrs e o site mais recente dos jogos pelas imagens da até vontade de jogar kkk Já estou seguindo aqui para acompanhar mais vezes ♡

    Cissy Blogue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os cds de jogos eram ótimos também!
      Mais uma pro fã clube kkkkkkk também adoro os filmes da Barbie até hoje, inclusive, acho que a cinematografia da Barbie é provavelmente o produto dela que eu mais amo.
      Obrigada por seguir!

      Excluir
  6. Wonderful post, beautiful blog :) I love Barbie, I have many memories associated with her. I liked the movies the most :)
    Greetings from Poland!

    ResponderExcluir
  7. Oiê! Nossa que nostalgia viu, haha!
    Quando criança eu não era tão fã da Barbie, eu gostava mais da Polly Pocket. Mesmo não sendo fã, reconheço que esses jogos antigos eram (e ainda são) tãaaao legais. Eu lembro que ficava um bom tempo no computador jogando eles. Super legal a iniciativa de ainda deixarem disponível os jogos né? mesmo que com essa dificuldade. Agora as imagens estão eternizadas haha para lembrar e mostrar para as gerações futuras.

    Amei o post viu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, MUITA NOSTALGIA <3
      Pois é, antes de eu descobrir esses browsers, eu nem imaginava que tinha gente interessada em preservar esse conteúdo. Ainda bem que tem né? Fica pra sempre nos nossos corações e na internet também kkkkkk.

      Excluir
  8. Eu amavaaaa, que saudades!

    ResponderExcluir
  9. Olá. Olhando pra esses jogos eu acabo lembrando de momentos tão importantes da minha infância, aqueles momentos queridos que queremos de volta e que amamos cada detalhe. Eu consigo lembrar até das coisas que eu comia enquanto eu jogava kk

    ResponderExcluir
  10. Oi, querida. Que saudade de você e de poder compartilhar e partilhar contigo. Deixe-me perguntar: e como foi o fim da graduação? Está atuando ou pretende? Saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti saudades também, Lucas!
      O fim foi bem confuso, mas eu estava esperando muito por ele pois vivia exausta durante a faculdade. Vai fazer, agora em 2023, um ano que me formei, mas ainda não estou atuando na área, isso porque queria cumprir um outro objetivo às pressas: uma rinoplastia. Eu queria juntar o máximo de dinheiro que conseguisse, e se atuasse na área eu teria que gastar com muitas coisas - CRP, supervisão, psicoterapia - por isso, decidi esperar. Esse ano pretendo iniciar, mas me sinto bem insegura com relação a isso :(
      E você, se formou?

      Excluir

✨ { Olá, seu comentário será bem vindo! Pode usar este espaço para dar sugestões, pedir afiliação e inclusive deixar seu link para a retribuição, mas não se esqueça de comentar algo sobre a postagem. Não aceito tags e selinhos, desculpem. Pode usar as palavras que quiser, inclusive palavrões, mas não ofenda a mim e aos outros leitores. Agradeço desde já } ✨

©