terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Curiosidades Sobre o Balé


    Olá. Eu acho o balé é uma das mais lindas expressões artísticas já criadas, e provavelmente a dança mais inspiradora de todas. Apenas a música clássica me traz uma tranquilidade incrível, inclusive, algumas apresentações me fazem chorar de tão lindas! O Lago dos Cisnes de Tchaikovky é um bom exemplo. 

    O balé, originalmente, foi criado na Itália, mas foi na França em que se consolidou. É por isso que todas as palavras usadas são francesas. A fase mais importante do balé é a romântica e começou a ser introduzida por volta dos anos 1830, com o uso das sapatilhas de ponta e contando com espetáculos como Giselle - um dos balés mais antigos.

 

    Existem dois tipos de sapatilhas, as de meia ponta - usada por bailarinas iniciantes - e as de ponta - bailarinas mais experientes - Antigamente, as sapatilhas eram feitas de uma madeira bem grossa e trazia muitas dores às bailarinas. Hoje, na sola do pé, geralmente é usado gesso, junto de uma estrutura macia, silicone ou pano, conhecida como ponteira.


    Os princípios básicos do balé são: Postura ereta, rotação externa dos membros inferiores, movimentos circulares dos membros superiores, disciplina, leveza, harmonia e simetria.

    Pierina Legnani foi a primeira bailarina a realizar os fantásticos 32 fouettés. É um passo em que o movimento da perna de trabalho é lançada para o lado, fazendo com que o corpo gire. Particularmente, é um dos passos mais lindos - e mais difíceis! Há codas, como a do cisne negro no Lago dos Cisnes, em que o fouetté é feito também com piruetas.

 

    Piotr Ilych Tchaikovsky foi um grande compositor russo. Ele escreveu três balés que hoje são muito famosos, O Quebra Nozes, O Lago dos Cisnes e A Bela Adormecida. A sua música possui característica suave, cativante e melancólica. Apesar do grande sucesso hoje, a primeira estréia do Lago dos Cisnes foi um fracasso! Não pela música, mas pelo figurino e cenário, que eram miseráveis. Os bailarinos não eram muito melhor do que isso e a orquestra era produzida por um amador. Infelizmente, não houve outra produção enquanto Tchaikovsky era vivo, o sucesso de seus balés se deu após a sua morte.


    Os figurinos dos balés também são maravilhosos! Eu amo os tutus, mas é claro que outros vestidos são comuns nos balés. Alguns são uma saia arredonda e outros são mais compridos e mais leves, semelhantes à uma camisola. 

    Você gosta de balé? Conhece as histórias deles? Se quiser saber mais, deixo o link de dois vídeos com coreografias. O primeiro é a Valsa dos Flocos de Neve de Quebra Nozes {clique e veja} o segundo é o Pas de Deux do Cisne Negro em Lago dos Cisnes {clique e veja}. Que tal conhecer um pouco da música de Tchaikovsky? Conheça o tema de Lago dos Cisnes {clique e ouça} E o Pas de Deux de Quebra Nozes {clique e ouça}.

Essas meninas parecem sereias, meu Deus
 
 

    Assim termino este post com um presentinho de aniversário que ganhei da Iza e da Yuka do Snack Cheese, aww, colocaram a Barbie e a Lana Del Rey pra mim! Que amor <3 Estou realmente grata de ver tantas pessoas legais aqui, e principalmente, por me aceitarem como eu sou. Obrigada à todos que fazem da blogosfera um lugar tão incrível!

34 comentários:

  1. Oi ^^
    Eu sabia n-a-d-a sobre balé, mas gostava muito da música do Lago dos Cisnes.
    E esse gif, é bem lindo mesmo! Eu pensava que tinha só um tipo de roupa pro balé.
    Até hoje, dizem que as sapatilhas machucam os pés das moças, pouco, mas dizem que ainda machuca. Imagina antigamente então?
    Meus pais gostariam que eu fizesse balé, mas sei lá... Não me acho boa pra dançar (qualquer coisa).
    Essas músicas me lembram dos filmes antigos da Barbie <3
    O bom da blogosfera, é que todo mundo tenta te animar, a blogosfera é refúgio muito bom.
    Mallowmars

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, a música é mesmo muito linda! Sim, machucam! Tem que colocar fitas nos dedos.
      Nossa, eu gostaria que meus pais gostariam que eu fizesse balé. Eles não ligam pra nada né, então, como não tenho dinheiro, não dá certo. Obrigada <3

      Excluir
  2. Já fiz balé por uns 2 anos, acho. Não gostava, mas...
    Depois fiz sapateado <3. Mas parei pra fazer natação <3...
    Beijos,
    Fê.
    Gêmeas de Rosa

    ResponderExcluir
  3. Olá *-*
    Eu sempre amei o balé,talvez por causa da Barbie?? eu fiz por 7 anos mas por causa de alguns motivos tive que abandonar já que estava muito corrido.
    Beijos
    ♥ Fashion & Glamour Oficial || Visite-nos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, eu também provavelmente não encontraria tempo para fazer. Mas sempre amei a dança :3

      Excluir
  4. Olá!
    Eu acho super bonito as vestimentas de balé, porém ao mesmo tempo, n gosto de balé, sabe? Acho meio sem futuro shuahsuahusa Minha vizinha fez durante anos, e só gastou grana com isso. Por isso digo q isso é coisa de rico shauhsuah
    Mas amei as fotos e gifs :3
    Bjs

    Skull Minds |Twitter |Tumblr | Snap: maisaindia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, sim, mas eu adoraria fazer porque é uma paixão mesmo! auehauehuae
      Que bom que gostou, obrigada <3

      Excluir
  5. Acho balé lindo demais! Já fiz durante algum tempo, mas exige muita dedicação e esforço. É muito puxado!! Mas o resultado compensa demais, é muita perfeição :D Muito legal a homenagem! O Snack Cheese é um blog maravilhoso :) É bom saber que ainda existem pessoas agradáveis e de bom coração na blogosfera ♥

    ~September Rains

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, meu queria ter disposição para praticar!
      Sim, eu fiquei tão feliz! Pessoas gentis são um máximo ^^

      Excluir
  6. Que lindo!!
    Quando criança fiz jazz e adorava..

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acho muito lindo mas parei de praticar kkk minha mae me colocou para fazer quando eu tinha 8 anos mas eu não gostei achava chato kkk.

    Visit-me ☆

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Sempre achei o balé uma arte linda. Não me vejo dançando, mas gosto de assistir e muitas vezes me emociono.
    Desde pequena gosto muito do Quebra-Nozes, eu só não sei bem o porquê.
    Adorei esse tipo de postagem, que nos mostra mais sobre algum assunto.
    Que legal esse cartãozinho que ganhou! É com coisas pequenas assim que a gente percebe como temos pessoas importantes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também me emociono! O meu preferido é o Lago dos Cisnes, mas o Quebra Nozes também é lindo demais <3 Que bom que gostou, obrigada!

      Excluir
  9. Que inspiração mais linda, Aline!
    Fiquei extremamente apaixonada na postagem, pois também sou muito fã de balé!

    Grande beijo.
    www.anneabreu.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Liih! Cheguei! Eu já fiz ballet, mas não chegou a ser um ano! É que a própria escola de balé fechou. Eu só usava meia ponta (haha). Não era muito experiente, mas vendo esse post, me deu até uma vontade de tentar refazer. Minha mãe queria me colocar numa escola de dança, mas era só para crianças que dava. Eu quase já fiz jazz, só não fiz porque... fiquei com medo das pessoas que teriam lá. Sim isso foi algo horrível da minha parte, mas as vezes a timidez que eu tenho quase me controla, você possui algum conselho? Que gifs lindos! Eu gosto muito de ballet também, acho a dança muito inspiradora, as músicas clássicas. Eu também gosto das músicas clássicas, elas dão uma sensação... como dizer, como se o som do piano ou violino, sei lá, o que for, estivessem falando algo. Enfim.

    Sim o presentinho! Que bom que você gostou do presente!! Nossa intenção era mostrar que eu e a Yuka nos importamos com você e seu blog! E vendo essa salada de frutas no presente me deu fome! Huehuehueheu! Que bom que ficou feliz com o presente. Sim, a blogosfera é um ótimo refúgio! E vamos ficar cada vez mais nesse cantinho chamado blogosfera né??? É isso aí! Até a próxima! <33

    ┈━═☆Até
    O Snack Cheese é a queijolândia~ | Temos tintas e penteados! ✄ Venham, o Snack Cheese virou salão ♥ ฅ(^T^)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, que pena! Eu gostaria de fazer, porque sou apaixonada pela dança, mas admito que também teria receio ao conhecer pessoas novas - você sabe como eu sou, né - Mas, acredito que se essa é realmente sua vontade você deve fazer sim, pra que não se arrependa mais tarde. Precisamos aproveitar pra fazer o que amamos, de alguma forma, é algo que nos fortalece ^^
      Oh, música clássica é maravilhosa. Nos traz algo, não é? Uma sensação de tranquilidade.
      Isso mesmo, eu amei <3 auehauehae, é realmente bom saber que se importam, obrigada!

      Excluir
  11. Olá querido unicórnio (sou loka por unicórnio), seu blog é overdosemente fofo!
    Meu sonho profissional seria me tornar uma bailarina, mais caindo para a realidade esqueci de fazer balé, é algo tão belo e tão inspirador, acho muito perfeito a leveza, a suavidade dos movimentos, gestos e as pontinhas de pé, é algo que um dia eu vou fazer porque e muuito belo mesmo!
    Beijooos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, auehaehue <3 Fico muito lisonjeada em saber que gostou!
      Nossa, eu também queria ser bailarina, auehauehdhiwqo, mas só se tivesse uma grande academia na minha cidade mesmo. É realmente inspirador, obrigada :3

      Excluir
  12. Olá,Liih! Como você está? Quando eu tinha 9 anos minha professora de educação fisica estava dando recados aos alunos em que ela estava dando aula de ballet e eu fiquei super entusiasmado até porque no 2 ano eu fiz uma apresentação de ballet com a galera da sala toda e por fim se tornou uma paixão. Mas quando trouxe o bilhete pra casa meu pai não gostou muito mas ele respeitou sabe? Por fim acabei nem fazendo por medo dele. Eu sempre quis assistir a do Cisne Negro e já do Quebra Nozes eu já assisti por diversas vezes!
    Beijos.
    | reckless | e Hematomas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem :3 É sério? Que máximo!
      Hum... que pena! Acho tão errado esse senso comum de que balé seja apenas para garotas :P
      Já assisti ambos os balés e adoro <3 Obrigada ^^

      Excluir
  13. Oi Liih, eu dançava bale e confesso que me dá até saudades, uma angustia por não ter continuado ápos os 16 anos vividos de balé com 17 anos eu tive que parar de dançar estudar e mudar de cidade, emfim que SAUDADEEEEE da minha prof dos amigos, da aula , dos collants e do espelho da sala de dança. Amei amei sua postagem, balé é vida *-* e hoje dia poucas pessoas sabem da magia que o balé representa para uma bailarina, e eu ainda bailo, só que agora na vida ♡ Você tem bom gosto parabéns, Beijos ! boa semana.
    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nostalgia, é? Que pena você sentir tanta falta dessa época, é como uma necessidade de voltar no tempo. Eu sei bem disso. Que bom que gostou, obrigada <3

      Excluir
  14. Nunca tive oportunidade de dançar balé mas adoro.
    Segui o blog.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  15. A minha dança preferida! :) Fiz ballet durante uns anos.
    Adorei o seu blog, segui
    beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  16. Realmente é uma dança encantadora, quando era mais nova queria muito dançar, usar todas essas roupas e tudo mais porém o único problema era meu medo pois todo mundo falava que os ossos ficam fracos e tudo mais.

    Sua postagem me fez relembrar disso tudo, muito obrigada! Adorei saber as curiosidades que eu ainda não conhecia.

    m-onologo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, os ossos é tudo questão de saúde, o quanto você come bem, por exemplo. O balé, que eu saiba, só traz benefícios ao corpo. Que bom que gostou, obrigada <3

      Excluir
  17. França sempre arrasando.. amo balé (apesar de deixar o pé bem estragadinho) deixa o corpo maravilhoso, ainda mais quando se faz desde pequenininha. é lindo demais, é uma dança maravilhosa!! amei o post.

    http://thesweetmomentts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

✨ { Olá, seu comentário será bem vindo! Pode usar este espaço para dar sugestões, pedir afiliação e inclusive deixar seu link para a retribuição, mas não se esqueça de comentar algo sobre a postagem. Não aceito tags e selinhos, desculpem. Pode usar as palavras que quiser, inclusive palavrões, mas não ofenda a mim e aos outros leitores. Agradeço desde já } ✨

©